quinta-feira, 21 de junho de 2012



Vários modelos de móbiles de tecido

MÓBILES Muito legais para decorar ambientes



Móbiles são sempre bem-vindos. 

  • Pedaço de tecido com motivos legais e fibra sintética para rechear
  • Forma de MDF para o suporte, ou papelão mais grosso e firme
  • Linha de costura que combine
  • Quadrado ou bola de cristal com furo
  • Fio de Nylon
  • Tinta acrílica
  • Contas de bijouterias para enfeitar
  • Gancho para pendurar

Definindo a forma do suporte para o móbileFazendo furos no suporte do móbile
Defina o formato do suporte onde passarão os fios de nylon do móbile. Se for de mdf, veja o que encontra pronto. Se for papelão, você pode recortar o molde que preferir.Com furadeira e broca fina, faça furos nas bordas do suporte. Quanto mais furos, mais figuras você precisará fazer para o móbile.

Se o seu suporte for muito grande, faça um furo no centro também. Lembre que os furos devem deixar passar o fio de nylon, mas não as contas que farão o acabamento na parte de baixo.

Pintando o suporte do móbileDemarcando onde costurar as figuras do móbile
Furos feitos e rebarbas lixadas, pinte o seu suporte na cor que vai combinar com o tecido. Deixe secar.Com um lápis de costureira, marque o avesso em volta dos desenhos, onde passará a costura. Lembre de calcular um borda de segurança para poder desvirar depois de costurada.

A dica para ajustar bem os desenhos da frente e do verso, é juntá-los e olhar contra a luz, assentando até que eles encontrem um encaixe que fique bem. Normalmente os desenhos ficarão assimétricos, então você precisará achar uma forma de encaixar bem a frente com o verso. Nesses casos, os dois lados ficarão um pouco diferentes um do outro, mas não tem problema. Escolha onde quer dar o foco e prenda com alfinetes.

Modelo matrioskas para móbile de tecidoPreste atençao: caso você tenha escolhido desenhos que fiquem simétricos quando colocados juntos, nada disso será preciso. Bastará encaixar as formas, prender com os alfinetes e passar a costura.

Juntando as figuras do móbileCortando em volta da costura das figuras do móbile
Desenhos marcados pelo avesso, agora é só passar na máquina de costura. Lembre de deixar um buraco embaixo para rechear.Depois de costurados, corte deixando aquela margem de segurança que eu falei um pouco atrás.

A dica na hora da costura, é fazer formas circulares suaves, para ficar mais fácil de desvirar e rechear.

Desvirando as figuras do móbileRecheando com fibra sintética as figuras do móbile
Com um palito de madeira, desvire a sua costura com cuidado.Recheie com a fibra sintética até ficar bem fofinho.

Antes de fechar as figuras, vamos começar a montar o móbile. Corte fios de nylon com 1,5 metro de comprimento.
Fazer um simples nó no nylon pode não ser o suficiente para prender o seu modelo na linha. A dica é usar um botão baratinho, e enrolar o fio de nylon várias vezes nos furos prendendo a pontinha entre as voltas.

Prendendo o fio de nylon num botãoFechando as figuras do móbile com costura
Esse botão ficará dentro da sua figura depois de costurado e manterá o fio de nylon firme. Passe o nylon numa agulha e fure através do topo do modelo.Coloque o botão para o lado de dentro e feche a costura com agulha e linha na cor do tecido.

Se desejar, você pode colocar na mesma linha vários figuras. Para cada uma lembre de usar um botão de fixação do nylon, assim as figuras não vão sair do lugar depois.
Se desejar fazer um móbile maior, com muitas figuras na mesma linha, lembre de aumentar o tamanho do fio de nylon.

Encaixando contas na linha do móbile
Você também pode intercalar as suas figuras com contas coloridas, uma ou várias, a escolha é sua. Se fizer isso, lembre de passar o fio de nylon através da conta de baixo, e voltar o fio por baixo e passar de novo, para que ela não se mova do lugar. Se preciso repita o procedimento para que fique bem firme.

Monte todas as suas linhas e se prepare porque agora vamos montá-las no suporte.

Passando os fios no suporte de papelão do móbilePassando os fios na conta de cristal que ficará no centro do móbile
Cada linha terá uma conta abaixo do suporte, para que ele ganhe sustentação. Para prender as contas use o mesmo procedimento que expliquei no quadro anterior.Junte todas as linhas e passe pelo cristal maior e una os fios num único nó. Aqui não será necessário fixar, pois o ângulo das linhas impedirá que o cristal deslize.

A distância do nó grande até o suporte fica ao seu gosto. Um pouco mais longe dá uma aparência melhor.
Depois do nó, faça uma trança com as linhas até o final.

Fixando todas as linhas de nylon num ganchoO móbile pronto ganha movimento
Prenda a trança no gancho com um último nó. Reforce bem esse nó e para não desatar queime rapidamente as pontas com um isqueiro.Lembre de montar cada linha de forma desencontrada, para que o seu móbile ganhe movimento.

Gente, a graça desse móbile é escolher um tecido com figuras bacanas. As matrioskas são uma graça para esse projeto, assim como pássaros e borboletas.
Se quiser fazer um móbile para quarto de criança, escolha figuras de bichos e bonecas e lembre que é mais seguro montar um móbile mais curto, certo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário